Câmara de Palmas aprova lei que reduz tarifa de esgoto para 40% da conta de água

Atualmente é cobrado a conta de água e mais 80% para tratamento de esgoto. Texto da lei ainda precisa ser sancionado pela prefeita Cinthia Ribeiro.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A Câmara de Municipal de Palmas, aprovou nesta quarta-feira (11), o projeto de lei que reduz a tarifa de esgoto para 40% do valor da conta de água. O texto ainda precisa ser sancionado pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

Atualmente, os moradores além de pagar pelo abastecimento de água também pagam mais 80% do valor da conta para o tratamento de esgoto. O projeto foi aprovado por 17 dos 19 vereadores da capital.

O projeto é de autoria do vereador Moisemar Marinho (PDT). O texto também isenta da cobrança de esgoto os órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, industriais ou afins não alcançados pela rede de esgoto, além aqueles que não têm possibilidade de uso da rede instalada.

A lei municipal foi proposta em 2017, depois que a Justiça suspendeu uma lei estadual semelhante que tinha sido aprovada pelos deputados para reduzir o percentual da tarifa de esgoto. Na época, o argumento da Justiça era de que a lei só poderia ser proposta pelo governador.

Porém, segundo o vereador Moisemar, a constituição estadual estabelece que os municípios têm a competência para legislar sobre assuntos de interesse local.

Questionada sobre a nova lei, a BRK Ambiental informou que “obedece o modelo tarifário estabelecido pelo governo estadual”.