Após cancelamento em 2018, 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional começa nesta quarta

Compartilhe

Evento tradicional do calendário cultural de Porto Nacional, a  38ª Semana da Cultura começa nesta quarta-feira (19). Durante o evento também será realizada a 2º Feira Literária Tocantinense (Flit). Em 2018, a feira chegou ser adiada para o segundo semestre do mesmo ano, devido as eleições suplementares e posteriormente cancelada sem anúncio oficial.

A Semana terá como tema “Do Pontal ao Nacional – 281 anos escrevendo história”. O evento deve reunir 150 escritores de vários estados para o lançamento de 71 obras literárias inéditas.

O evento acontece na orla da cidade numa área de aproximadamente 10 mil m². A estrutura conta com um túnel de 1000 m², 32 estandes, um auditório com capacidade para 200 pessoas, 20 barracas de alimentação e os Espaços das Artes, da Sustentabilidade, da Vida, da Educação e Félix Camoa – fundador da cidade.

O Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira que fica ao lado do local do evento, também terá atrações desenvolvidas por universidades e Secretaria Municipal da Educação.

Durante o evento, será a inauguração no Centro de Convenções o  Cine Clube Rios. A sala leva o nome do cinema que existia na cidade e foi desativado há mais de 30 anos. Ele funcionava nas dependências do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Um dos palcos da Semana leva o nome de Doca do Acordeon, uma homenagem ao senhor Raimundo Lopes Gonçalves, um dos mais antigos sanfoneiros da cidade. O local irá receber 15 shows, conforme a  organização.

Dentro da programação, estão previstos, café regional, caminhada cultural, revitalização do espaço Beira Rio, 33 manifestações artísticas e culturais, entrega de comendas de reconhecimento a personalidades portuenses, 15 shows, 08 exposições, 05 sarais, 13 palestras, 71 lançamentos de livros, 06 exibições de filmes, 02 oficinas, 03 quadrilhas e 01 roteiro geoturístico.

Foto: Ascom/Prefeitura

| Recomendado