Alertas de chuvas intensas são emitidos para mais de 30 cidades do Tocantins

Os alertas do Inmet vão até a manhã desta sexta-feira (12).

Compartilhe:

Alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta quinta-feira (11) destacam o potencial perigo de chuvas intensas em mais de 30 municípios tocantinenses, abrangendo tanto a região ocidental quanto a oriental do estado.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um dos avisos, iniciado às 9h32 e com término na manhã de sexta-feira (12), prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos que podem chegar a 60 km/h. Este fenômeno aumenta o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Por outro lado, o alerta laranja, com término às 6h de sexta-feira, indica a possibilidade de chuvas mais intensas, variando entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, o que pode resultar em alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas suscetíveis.

Recomendações durante chuvas intensas:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Caso perceba umidade em alguma parede de sua casa, evite o uso de equipamentos elétricos nessa área.
  • Não realize manutenções em sua residência durante períodos de chuva.
  • Mantenha distância de áreas abertas, como campos de futebol, e evite proximidade com piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados.
  • Em caso de informações ou acidentes, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.