>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta quinta-feira (11) destacam o potencial perigo de chuvas intensas em mais de 30 municípios tocantinenses, abrangendo tanto a região ocidental quanto a oriental do estado.
Um dos avisos, iniciado às 9h32 e com término na manhã de sexta-feira (12), prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos que podem chegar a 60 km/h. Este fenômeno aumenta o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
- No Tocantins, Concursos e processos seletivos abertos no estado oferecem salários de até R$ 10,8 mil
- Briga que levou ao espancamento de jovem em escola teria iniciado na internet
Por outro lado, o alerta laranja, com término às 6h de sexta-feira, indica a possibilidade de chuvas mais intensas, variando entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, o que pode resultar em alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas suscetíveis.
Recomendações durante chuvas intensas:
- Evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Caso perceba umidade em alguma parede de sua casa, evite o uso de equipamentos elétricos nessa área.
- Não realize manutenções em sua residência durante períodos de chuva.
- Mantenha distância de áreas abertas, como campos de futebol, e evite proximidade com piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados.
- Em caso de informações ou acidentes, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.