Água com limão: Cinco vantagens que o consumo garante à saúde

A mistura de água com a fruta tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que contribuem para o bem-estar.

Compartilhe:

Iniciar o dia com um simples copo de água com limão pode trazer benefícios significativos para a saúde e o funcionamento do corpo, pois a fruta é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A nutricionista Carla de Castro destaca que a água com limão, embora não seja uma solução milagrosa, possui propriedades notáveis, como a capacidade de hidratar o organismo e fortalecer o sistema imunológico.

Carla ressalta que adicionar açúcar à mistura é contraproducente, pois anularia os benefícios, sugerindo, em vez disso, incrementar o sabor com uma pitada de gengibre em pó.

Apesar de não ser um método de emagrecimento por si só, nutricionistas observam que incorporar a água com limão na rotina pode incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis. A nutricionista Laura de Souza Silva comenta que seus pacientes tendem a se hidratar mais e demonstrar mais disposição para hábitos saudáveis ao adotarem esse costume.

Água com limão
Foto: Divulgação

O nutricionista Bruno Rua concorda, ressaltando que o suco de limão pode criar um ambiente ácido favorável à digestão, embora perder peso exija um déficit calórico, não sendo diretamente influenciado pelo consumo de água com limão.

Agua com limão corta gordura?

Em relação à ideia de que a água com limão possa cortar gordura, o nutricionista Omar de Faria explica que a bebida não impede a absorção de gordura, mas estimula a produção de secretina, um hormônio que sinaliza ao fígado que a digestão está em curso.

O nutricionista Renato França ressalta que a água com limão não é uma solução milagrosa para emagrecimento, mas pode preparar o sistema digestivo para a alimentação seguinte.

Confira cinco benefícios de consumir água com limão diariamente:

  • 1. Aumenta a hidratação Pessoas desidratadas podem apresentar dores de cabeça, intestino preso e fraqueza.
    A hidratação também é importante para a construção de massa magra e o emagrecimento.
    Adotar o hábito de começar o dia tomando água com limão ajuda a manter o corpo hidratado.
  • 2. Diminui a ansiedade Tomar a bebida pode melhorar o ânimo e a disposição, uma vez que o limão tem função ansiolítica.
    O sumo do limão combate a ansiedade e deixa o indivíduo menos nervoso.
  • 3. Fortalece o sistema imunológico
    A combinação de água com limão resulta em uma bebida rica em vitamina C, substância essencial para o funcionamento do sistema imunológico.
  • 4. Ajuda na digestão
    Ingerida antes de uma refeição, a mistura prepara o sistema digestório para o que vem em seguida. 5. Diminui risco de cálculos renais
    Uma das causas para a formação de pedras nos rins é a falta de citrato na urina, considerado protetor contra a formação de cálculo renal. A substância é encontrada em frutas cítricas, como o limão.