Vigilância Sanitária investiga comida de hotel de Palmas após 17 estudantes passarem mal

Estudantes do IFTO de Gurupi, que estavam em Palmas para jogos internos da instituição, sentiram náuseas, dores de cabeça e precisaram de atendimento médico.

Compartilhe:

A Vigilância Sanitária abriu uma investigação sobre a alimentação servida em um hotel localizado em Palmas, após 17 estudantes do campus de Gurupi do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) apresentarem mal-estar enquanto estavam hospedados no estabelecimento. Os alunos estão na capital para participar dos jogos internos da instituição.

O hotel comunicou que os alunos receberam apenas água e café da manhã, atendendo a todas as normas, incluindo medidas de higiene.

Conforme informações do IFTO, na madrugada desta quinta-feira (10), 17 estudantes manifestaram desconforto, exibindo diversos sintomas, como náuseas, vômitos e dores de cabeça. Eles foram encaminhados para atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital.

Há suspeitas de que a intoxicação tenha ocorrido no hotel em que estavam hospedados. O IFTO informou ainda que colaborou com a vigilância sanitária da Secretaria de Saúde de Palmas, fornecendo todas as informações solicitadas.

O instituto também destacou que os estudantes receberam assistência completa da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) do IFTO.

A Vigilância Sanitária disse que está conduzindo uma investigação para identificar possíveis irregularidades nas práticas sanitárias do hotel. Após a conclusão da análise, a Secretaria de Saúde fornecerá informações mais detalhadas sobre o caso.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.

O que diz o hotel

Viemos por meio desta informar que as pessoas hospedadas em nosso hotel Castelo desde 06/08/23, de uma delegação esportiva, composta na sua maioria de jovens adolescentes, só apresentaram queixas de desconfortos intestinais e estomacais a partir de quarta-feira, dia 09/08/23.

Informamos ainda que só servimos água devidamente dentro de todas as exigências de saúde, café da manhã com todas as exigências inclusive de higienização. Não servimos almoço, janta e lanche da tarde e que esses serviços foram utilizados por toda delegação esportiva em outros estabelecimentos.

Precisamos informar ainda que durante esse período, atendemos também cerca 60 hóspedes, incluindo inclusive famílias inteiras e nenhuma outra pessoa que não fosse dessa delegação esportiva queixou de tais desconforto.