>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Superlotação e demora no atendimento. Essa é a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sul) em Palmas, na manhã desta terça-feira (28), segundo moradores da capital.
Um vídeo feito pela bombeira civil Alessandra Silva Sousa Bastos mostra a recepção lotada de pessoas à espera de atendimento médico. Ela relatou que chegou por volta das 8h para acompanhar o marido e o filho que não passam bem.
Os dois só passaram por triagem cerca de duas horas depois. Alessandra conta que o marido foi atendido e medicado, por volta das 11h. O filho ainda não recebeu atendimento. “É um descaso muito grande”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o atendimento na UPA Sul passou por alta demanda neste domingo e nesta segunda-feira, mas que todos os pacientes da unidade foram acolhidos e atendidos.
Ressaltou, ainda, que o atendimento na Unidade segue o protocolo da prioridade da urgência e emergência e não por ordem de chegada. Quadros de saúde que não se enquadrem nessa prioridade devem procurar as Unidades de Saúde da Família (USFs).
No último sábado (25), feriado de Natal, a reclamação era quanto à superlotação na UPA Norte. Algumas pessoas chegaram a esperar por mais de três horas.
No dia, a Secretaria Municipal da Saúde informou que em razão do recesso natalino estaria acrescentando mais um médico para o atendimento da população.
*Por G1