Vídeo mostra avião de pequeno caindo em avenida e colidindo com ônibus em SP; dois morreram

Queda ocorreu na avenida Marquês de São Vicente, Barra Funda. O advogado e dono da aeronave Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros morreram no acidente.

Na manhã de sexta-feira (7), um avião de pequeno porte caiu em uma das avenidas mais movimentadas da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O acidente resultou na morte de duas pessoas que estavam a bordo da aeronave. Além disso, 10 pessoas ficaram feridas, incluindo passageiros de um ônibus atingido no momento da queda.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o avião desceu em alta velocidade e colidiu com o coletivo.

Assista o vídeo:

O que aconteceu?

A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte às 7h15, com destino a Porto Alegre (RS). No entanto, apenas três minutos depois, às 7h18, o piloto tentou um pouso de emergência na avenida Marquês de São Vicente, mas não conseguiu.

O avião percorreu cerca de sete quilômetros entre a decolagem e a queda. Ainda não há informações sobre o motivo da tentativa de pouso forçado.

No impacto, a aeronave atingiu um ônibus que passava pela avenida e explodiu.

Vídeo mostra avião de pequeno caindo em avenida e colidindo com ônibus em SP
Foto: Divulgação

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois ocupantes do avião morreram carbonizados. Eles foram identificados como:

  • Márcio Louzada Carpena, 49 anos – Advogado, palestrante motivacional e dono da aeronave. Carpena era professor licenciado da PUC-RS e sócio majoritário do escritório Carpena Advogados. Pai de três filhos, viajava pelo país dando palestras sobre mudanças de comportamento.
  • Gustavo Carneiro Medeiros – Piloto experiente, formado em Administração e Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS. Segundo seu perfil no LinkedIn, acumulava 3.819 horas de voo como copiloto de um Embraer 190 e 1.912 horas como comandante de um ATR, aeronaves utilizadas em voos comerciais e regionais.
Vídeo mostra avião de pequeno caindo em avenida e colidindo com ônibus em SP
Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) lamentou a morte de Carpena, destacando sua trajetória na advocacia.

Feridos

Equipes de resgate atenderam 10 feridos, incluindo cinco passageiros do ônibus atingido pelo avião. As vítimas foram encaminhadas para hospitais da região com ferimentos leves:

  • Cristina Garcia de Moraes, 60 anos ➝ Santa Casa de Misericórdia
  • Edinê Soares Gomes Chaves, 56 anos ➝ Pronto-Socorro Santana
  • Jacqueline Soares Rosa de Oliveira, 42 anos ➝ Hospital Geral de Vila Penteado
  • Maria de Fátima Monteiro Lopes, 61 anos ➝ Hospital Santana
  • Homem não identificado ➝ Hospital Barra Funda

Um motociclista também se feriu após ser atingido no braço por uma peça da aeronave. Ele foi levado ao Pronto-Socorro da Barra Funda, recebeu atendimento e teve alta ainda na sexta-feira.

O motorista do ônibus, que ficou em estado de choque, relatou o susto:
“Não sei o que aconteceu, só sei que salvei todo mundo.”

O avião acidentado tinha o prefixo PS-FEM e era um King Air F90, fabricado em 1981. Trata-se de uma aeronave de porte executivo, com capacidade para oito pessoas.

Vídeo mostra avião de pequeno caindo em avenida e colidindo com ônibus em SP
Foto: Divulgação

O caso segue sob investigação para determinar as causas do acidente.

Veja também: