VI Jogos Especiais das Apaes teve início nesta quinta em Palmas

Compartilhe:

Na noite desta quinta-feira (05), aconteceu a abertura dos VI Jogos Especiais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Tocantins, no Ginásio de esportes do CEULP/ULBRA, em Palmas. Com o lema “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, a competição é uma iniciativa da Federação das Apaes do Tocantins (Feapaes-TO) e Apae de Palmas. Os jogos seguem até este sábado (07).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A competição conta com a participação de cerca de 700 pessoas envolvidas, entre atletas, voluntários e parceiros.“Aqui todos são vencedores, colaboradores e atletas vivenciando suas batalhas diárias por meio do esporte. Queremos nesse momento fazer com que esses atletas percebam suas capacidades, e aqui eles podem demonstrar suas habilidades e seus potenciais”, disse a presidente da Feapaes, Marciane Machado Silva.

As competições serão nas modalidades de futsal, atletismo e natação; participam atletas das Apaes de 26 municípios tocantinenses, e haverá premiação de medalhas para os melhores colocados e troféus para todas as delegações participantes.

Apesar de se tratar de uma disputa, na opinião da presidente da Apae de Cristalândia, Marilene Dalchiavon Santin, o que os participantes gostam mesmo é do espírito que os jogos propiciam. “Ganhando medalha ou não é sempre uma honra para eles participarem e interagir com os outros atletas; e apesar do incentivo para que vençam, eles estão preparados para quando isso não aconteça; o espírito é de participação”, observou.

APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi criada em 1954, no Rio de Janeiro (RJ). Trata-se uma organização social cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae está presente em mais de dois mil municípios em todo o território nacional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *