Usina do Lajeado vai operar com capacidade máxima e população deve ficar atenta à elevação do nível da água

Segundo a Investco, desde 20 de agosto, com o fim da temporada de praias, a vazão da usina fica sujeita a oscilações decorrentes da demanda de geração.
Compartilhe


A Investco, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica de Lajeado, informou que nesta quarta-feira (18), a partir das 7h, vai operar com capacidade máxima de geração. Segundo a empresa, a medida segue determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Desta forma, a empresa pede que a população dos municípios de Lajeado, Miracema do Tocantins, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão, fique atenta à elevação do nível da água do rio Tocantins.

A Investco informa ainda que desde 20 de agosto, com o fim da temporada de praias, a vazão da usina fica sujeita a oscilações decorrentes da demanda de geração do ONS.

A usina

Localizada no Rio Tocantins, entre os municípios de Miracema e Lajeado, a UHE Luís Eduardo Magalhães ou Lajeado possui potência instalada de 902 MW. A obra de construção teve início em 1998 e foi concluída em 2002.

O lago formado pela usina possui 170 km de extensão, profundidade média de 8 metros e banha os municípios de Palmas, Porto Nacional, Lajeado, Brejinho de Nazaré e Ipueiras.

 

| Recomendado