O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) interditou o rio Azuis para banho pelo após uma fiscalização apontar diversos problemas ambientais no local. A atração turística fica no limite entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga, no sudeste do estado.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Cinco restaurante e pousadas também foram interditados e quatro obras em andamento estão embargadas.
Segundo o Naturatins, entre as irregularidades constatadas estão construções irregulares, banheiros montados em local impróprio e até criações de porcos nas margens da água.
O rio é o menor da América Latina e o terceiro menor do mundo. O ecossistema do local é considerado delicado.
Uma barragem irregular também foi encontrada no local por fiscais. Instituto informou que nenhum dos proprietários tinha autorização ou licença para o funcionamento dos empreendimentos.
Nas redes sociais, moradores comentaram a interdição e relataram que as pousadas estão cancelando reservas que já estavam fechadas para a Semana Santa.
Ainda segundo o Naturatins, as operações de fiscalização para coibir crimes ambientais são contínuas e não tem restrição de data especial. O órgão disse ainda que recebeu diversas denúncias sobre as irregularidades no local. Não há prazo para o fim das interdições no rio.
Essa não é a primeira vez que uma situação do tipo é constatada nas proximidades do rio. Em 2017, uma vistoria encontrou construções irregulares, lixo em local inadequado, desmatamento e até movimento de caminhões próximo à nascente.
Foto: Divulgação