TRE | Eleições suplementares são mantidas para 3 junho no Tocantins

Compartilhe:

Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que afastou novamente o governador cassado Marcelo Miranda (MDB) e a vice Cláudia Lelis, as eleições suplementares que irá eleger o gestor que com,andará o estado até 31 de dezembro foi mantida para 3 de junho próximo pelo Tribunal Regional Eleitoral. A reunião do pleno que definiu o calendário e prazos aconteceu na manhã dessa quarta-feira (19).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Resoluções
Na reunião foi aprovada por unanimidade as Resoluções 405, 406, 407, 408 e 409, mantendo a data de 3 de junho para o primeiro turno da eleição suplementar e o dia 24 de junho para o segundo turno, caso houver.

As convenções para escolha dos candidatos acontecem neste sábado e domingo, respectivamente, dias 21 e 22 de abril e os registros de candidatura serão realizados até às 19 horas desta segunda-feira (23/4).

A propaganda eleitoral será realizada do dia 24 de abril ao dia 2 de junho para primeiro turno.

A corte eleitoral terá o dia 18 de maio para julgar todos os processos relativos ao registro de candidatura. Os demais prazos constam nas resoluções. Clique aqui para conferir o Calendário Eleitoral.

Fake News
Sobre a enxurrada e grande influências das notícias falsas chamadas Fake News que vêm influenciando e até revertendo resultados de eleições pelo Mundo, O presidente do TRE, desembargador Marco Villas Boas, disse que “todas essas questões de Fake News, de desvirtuamento da internet, criações de robôs para entrar com informações maciças, muitas vezes inverídicas, em favor de determinados candidatos não podem desiquilibrar e nem desestruturar as instituições. A parte que se refere ao Poder Judiciário, estamos sempre atentos a tudo isso, para que haja liberdade de expressão e de imprensa e democracia em nosso pais, temos a grande oportunidade de começar esse processo pelo estado do Tocantins, sem perder de vista uma missão maior que cabe ao eleitor, que é de mudar o atual panorama que se encontra o sistema político brasileiro” .

Eleitor
Sobre a atuação do eleitor Villas Boas disse que é hora de parar para refletir e agir para mudar o panorama atual. “Essa é a minha mensagem de fé e esperança numa democracia real e limpa, que seja fruto de uma decisão séria dos nossos eleitores, pensada com vista aquilo que é de melhor para a nossa comunidade”

Calendário das eleições suplementares

1º Turno
21 e 22 de abril – Convenção;
23 de abril – Registro da candidatura – Prazo final (19 horas);
24 de abril – Início da propaganda eleitoral;
18 de maio – Prazo máximo para julgamento do registro de candidatura;
22 de maio – Prazo máximo para substituição do candidato (respeitando o prazo de 12 dias antes da eleição);
02 de junho – Termino da propaganda eleitoral (primeiro turno);
03 de junho – Eleições Suplementares

2º Turno
04 de junho – Início da propaganda eleitoral;
23 de junho – Termino da propaganda eleitoral;
24 de junho – Eleições;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *