Tradicional Feira do Cabaçaco voltará ser realizada em Porto Nacional

Evento retornará para movimentar a cena cultural do centro histórico da cidade no dia 7 de dezembro.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

“Em Porto velho tem uma rua pioneira, que corre junto ao Tocantins. Dos coronéis ficou o nome numa placa, mas na boca do povo ela se chama Cabaçaco”.  A tradicional feira a rua eternizada no ‘Frevo do Cabaçaco” voltará para movimentar a cena cultural no Centro Histórico de Porto Nacional. Barracas de artesanatos, produtos da agricultura familiar, gastronomia típica e apresentações culturais ocuparão o antigo pátio cultural, da antiga rua.

O retorno da Feira acontece no dia 7 de dezembro, a partir das 19h. O evento que é organizado pela Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE), agora ganha o parceria da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Tocantins (Iphan-TO) e da prefeitura da cidade.

De acordo com a superintendência do IPHAN, o retorno da Feira do Cabaçaco é fruto de uma proposta de gestão compartilhada do Centro Histórico de Porto Nacional. A iniciativa, celebrada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, tem como objetivo reunir parceiros em prol da preservação do patrimônio cultural da cidade.

“A promoção desse evento vem da necessidade de ocupação do Centro Histórico de Porto Nacional. Além de promover o resgate cultural, busca-se estimular a economia solidária e envolver a comunidade local”, ressalta a arquiteta da Divisão Técnica do Iphan-TO, Gabriela Pontes Monteiro.

A ação contará com a participação de diversos parceiros e agentes promotores sociais e culturais, como o Fórum de Economia Solidária e a Associação dos Artesãos de Porto Nacional.

Segundo o IPHAN, a expectativa é de que, com o envolvimento de moradores, artistas e artesãos locais, após a primeira edição, a feira passe a acontecer de forma regular, por iniciativa da própria comunidade.