Tocantins: Ministério do Trabalho recupera R$ 4,9 milhões do FGTS não pagos por empregadores

Compartilhe:

Uma fiscalização do Ministério do Trabalho resultou na recuperação de R$ 4,9 milhões em depósitos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) que não estavam sendo pagos por empregadores no estado do Tocantins. Conforme o órgão, os pagamentos foram feitos após fiscalização realizada entre janeiro e setembro deste ano pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

Os depósitos do FGTS devem ser feitos todos os meses pelos patrões e os empregados precisam ficar atentos, acompanhando o saldo. Isso porque a partir de novembro de 2019, após decisão do Supremo Tribunal Federal, o prazo para o empregado cobrar os depósitos atrasados vai ser de cinco anos, em vez dos 30 anos atuais.

A SIT informou que vem realizando esforços para a modernização dos sistemas informatizados de fiscalização e para a capacitação dos seus auditores, e isso vem refletindo positivamente nos resultados alcançados.

Como consultar

O extrato do FGTS pode ser consultado presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa ou em um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha.Não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone.

O saldo ainda pode ser consultado no site da Caixa ou do próprio FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *