Teatro | Mostra itinerante leva Romeu e Julieta para região sul de Palmas

As sessões serão gratuitas e fazem parte do projeto de formação de plateia e democratização do acesso ao teatro.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A região Sul de Palmas recebe a ‘I Mostra de Teatro Itinerante’ da Fundação Cultural de Palmas, nesta sexta-feira (29) e sábado (30). Ao público será exibido o drama e romantismo de ‘Romeu e Julieta’. A atração acontece nl Cineteatro da Estação Cidadania – Cultura, no setor Morada do Sol, às 19h30.

As sessões serão gratuitas e fazem parte do projeto de formação de plateia e democratização do acesso ao teatro da Fundação Cultural do município..

A Mostra, que tem a parceria da UFT, tem o objetivo de promover o acesso de mais pessoas aos espetáculos realizados pelos atores da Cia de Theatro Fernanda Montenegro. A Companhia é um projeto de formação desenvolvido no Centro de Ensino e Treinamento Artístico da FCP.

“A I Mostra Itinerante de Teatro nos traz a possibilidade de aprofundar na prática as nossas experiências estéticas na criação e na produção de nossos espetáculos, produzidos no Centro de Ensino e Treinamento Artístico”, afirma o diretor Cícero Belém.

De acordo com o diretor, a circulação dos espetáculos é um segundo momento do estágio de formação artística e teatral dos atores, e também da formação de plateia, uma vez que chegam a outros espaços e públicos.

A Mostra foi iniciada nos dias 22 e 23 no Cuica, na Universidade Federal do Tocantins, com ‘Auto da Compadecida’. Após ‘Romeu e Julieta’, a Cia permanece no Cinetreatro nos dias 07 e 08 de dezembro com ‘Auto da Compadecida’.

O encerramento acontece no Theatro Fernanda Montenegro, nos dias 12 e 13 com ‘Auto da Compadecida’ e 14 e 15 com ‘Romeu e Julieta’, sempre às 20h.


Romeu e Julieta

Clássica e atual, Romeu e Julieta, a história de amor e ódio entre Montéquios e Capuletos é uma aventura pelo universo Shakespeariano. A peça, uma das primeiras tragédias de Shakespeare, foi composta e encenada por volta de 1595, e desde então reproduzida em diversas versões, na literatura, teatro, cinema e dança.

Professor e diretor do espetáculo, Cícero Belém, explica que a versão do texto encenado pela Cia de Teatro Fernanda Montenegro está baseada na tradução da crítica teatral Barbara Heliodora, “porém com recortes e adaptações resultantes dos estudos do texto desenvolvidos com os atores ao longo de quatro meses de trabalho.

Os figurinos e o texto seguem a estrutura clássica, entretanto a marcação das cenas, a trilha sonora e o ritmo da encenação contam com pitadas de contemporaneidade que visam tornar o espetáculo ágil, dinâmico, juvenil e com a cara e a força dos jovens atores que o encenam”, ressalta.

Serviço
Dias 29 e 30 de novembro
Local: Estação Cidadania – Cultura – Morada do Sol II
Horário: 19h30
Espetáculo: Romeu e Julieta