Sobrecarga em transformador deixa cerca de 100 famílias em energia elétrica em Tocantinópolis

A falta de energia atingiu moradores do setor Alto da Boa Vista. Concessionária informou que a alta demanda de energia deixou o transformador da rede elétrica sobrecarregado.

Compartilhe:

Moradores do setor Alto da Boa Vista II, em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio, no norte do Tocantins, ficaram mais de 15 horas sem energia elétrica. O problema teria começado por volta das 20h desta terça-feira (11) e continuou durante a manhã desta quarta-feira (12) e cerca de 100 clientes foram impactados.

Moradores relataram os transtornos com as casa às escuras e alimentos sem a devida refrigeração na geladeira.

A concessionária de energia elétrica informou que a situação foi causada por um transformador da rede elétrica que ficou sobrecarregado pela anda demanda. Disse ainda que atuou na substituição do equipamento e que realizará inspeções técnicas para analisar possíveis desvios de energia ou a necessidade de aumento de potência fornecida.

No meio da tarde a empresa informou que todos os moradores estavam com a energia restabelecida.

Sobrecarga

A Energisa explicou que, ao receber a solicitação de uma nova ligação de energia em uma residência ou comércio, avalia a demanda daquela unidade consumidora para ver se é compatível com a rede elétrica atual ou se há necessidade de trocar o transformador, por exemplo.

No entanto, ao longo tempo, haverá transformações, novas construções e aumento no número de clientes. Dessa forma, a rede elétrica precisará ser repensada para atender a demanda e evitar problemas como sobrecarga de energia.

Por isso, a recomendação é que o cliente atualize a declaração de carga da sua unidade consumidora quando elevar o consumo ao adquirir novos equipamentos, como geladeira, freezer ou ar-condicionado.

Confira as dicas:

  • Sempre que for solicitar uma ligação nova, faça a declaração da carga a ser atendida (quantidade de lâmpadas, equipamentos eletrodomésticos, tomadas, etc.), assim a Energisa irá definir a categoria do padrão de entrada;
  • É importante informar corretamente quando houver aumento no consumo de energia ao adquirir novos equipamentos, como geladeiras, freezers, aparelhos de ar-condicionado;
  • Contrate profissionais habilitados para projetar e construir as instalações elétricas internas.

Canais de Atendimento

  • Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
  • Assistente virtual Gisa (WhatsApp) – 63 9222-6664
  • www.energisa.com.br
  • Call center – 0800 721 3330