Sobrecarga em transformador deixa cerca de 100 famílias em energia elétrica em Tocantinópolis

A falta de energia atingiu moradores do setor Alto da Boa Vista. Concessionária informou que a alta demanda de energia deixou o transformador da rede elétrica sobrecarregado.

Moradores do setor Alto da Boa Vista II, em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio, no norte do Tocantins, ficaram mais de 15 horas sem energia elétrica. O problema teria começado por volta das 20h desta terça-feira (11) e continuou durante a manhã desta quarta-feira (12) e cerca de 100 clientes foram impactados.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Moradores relataram os transtornos com as casa às escuras e alimentos sem a devida refrigeração na geladeira.

A concessionária de energia elétrica informou que a situação foi causada por um transformador da rede elétrica que ficou sobrecarregado pela anda demanda. Disse ainda que atuou na substituição do equipamento e que realizará inspeções técnicas para analisar possíveis desvios de energia ou a necessidade de aumento de potência fornecida.

No meio da tarde a empresa informou que todos os moradores estavam com a energia restabelecida.

Sobrecarga

A Energisa explicou que, ao receber a solicitação de uma nova ligação de energia em uma residência ou comércio, avalia a demanda daquela unidade consumidora para ver se é compatível com a rede elétrica atual ou se há necessidade de trocar o transformador, por exemplo.

No entanto, ao longo tempo, haverá transformações, novas construções e aumento no número de clientes. Dessa forma, a rede elétrica precisará ser repensada para atender a demanda e evitar problemas como sobrecarga de energia.

Por isso, a recomendação é que o cliente atualize a declaração de carga da sua unidade consumidora quando elevar o consumo ao adquirir novos equipamentos, como geladeira, freezer ou ar-condicionado.

Confira as dicas:

  • Sempre que for solicitar uma ligação nova, faça a declaração da carga a ser atendida (quantidade de lâmpadas, equipamentos eletrodomésticos, tomadas, etc.), assim a Energisa irá definir a categoria do padrão de entrada;
  • É importante informar corretamente quando houver aumento no consumo de energia ao adquirir novos equipamentos, como geladeiras, freezers, aparelhos de ar-condicionado;
  • Contrate profissionais habilitados para projetar e construir as instalações elétricas internas.

Canais de Atendimento

  • Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
  • Assistente virtual Gisa (WhatsApp) – 63 9222-6664
  • www.energisa.com.br
  • Call center – 0800 721 3330