Sobre para três o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Novos casos suspeitos são dois pacientes que estiveram recentemente na China apresentaram sintomas da doença causada pelo microrganismo. 

Compartilhe:

 

Mais dois pacientes com suspeita de coronavírus estão internados em hospitais de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). A informação foi confirmada no fim da tarde desta terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde.

Com o caso de uma estudante de 22 anos, que está internada em Belo Horizonte, e mais essas duas notificações sobe para três o número de pacientes que se enquadram nas definições de suspeitas de infecção pelo vírus 2019-nCoV, que causa uma epidemia na China, com 81 mortes confirmadas e 4550 pessoas contaminadas.

Segundo o ministério, esses pacientes se enquadram na atual definição de caso suspeito. Eles apresentaram febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório; além de terem viajado para a China, país onde a contaminação teve início, nos últimos 14 dias. O ministério não ofereceu mais detalhes sobre os casos.

Conforme dados do ministério apresentados na manhã desta terça-feira, no período de 3 a 27 de janeiro, foram analisados 7.063 suspeitas de pessoas com coronavírus no Brasil. Desses, 127 exigiram a verificação mais detalhada e apenas o caso da estudante em Belo Horizonte havia sido enquadrado como suspeita.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. Com quase três mil casos confirmados, segundo o último boletim da OMS, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença.”

*Com informações da Agência Brasil