Sobe para 28 número de casos suspeitos de coronavírus no Tocantins

Parte dos dados ainda não estão na lista oficial do Ministério da Saúde. Pacientes monitorados estão em Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguaína.

Compartilhe:

 

O número de casos suspeitos de coronavírus no Tocantins subiu para 28, segundo o balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) no começo da noite desta quarta-feira (18). No balanço anterior, divulgado na terça, eram 11. Ao longo do dia foi confirmado o primeiro caso de Covid-10 em Palmas.

Parte destes dados ainda não estão na lista oficial do Ministério da Saúde, que no balanço mais atualizado aponta 13 casos suspeitos no Tocantins. No balanço do Governo Federal também não aparecem o caso confirmado e a suspeita descartada.

Segundo a secretaria, os casos atualmente monitorados estão em Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguaína. A cidade de Pindorama é a única que saiu da lista desde o último balanço.

Caso confirmado

A paciente é uma mulher de 42 anos, casada e com filhos. Ela chegou recentemente de um congresso em Fortaleza (CE). A mulher não estava entre os casos suspeitos monitorados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mas se manteve em isolamento domiciliar e procurou a rede particular para realizar exame de confirmação após começar a apresentar sintomas.

“Ela, por conta própria, procurou um serviço e fez o diagnóstico. Hoje, de posse do resultado positivo, procurou o serviço municipal e nos foi informado ao mesmo tempo. Ela já está em isolamento domiciliar, sendo cuidada e assistida pelos familiares. Agora nós vamos reforçar e iniciar, como ela estava fora do monitoramento, a rastreabilidade epidemiológica: onde esteve com quem esteve”, explicou o secretário Edgar Leão Tolini.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, a mulher chegou em Palmas no dia 8 de março, e iniciou os sintomas no dia 11, quando iniciou o isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16 ela procurou um laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio.