Sintet repudia processo de eleição de diretor de escolas estaduais por não ser democrática

Compartilhe:

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) diz não legitimar o processo de eleição de diretor de escola proposto pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A entidade repudia esta ação da atual gestão, por entender, não passar de mais uma ação midiática e que o atual edital (n° 4.940/2017, publicado dia 25/08), para a escolha de diretores de escola na Rede Estadual não atende aos princípios democráticos, mas sim, favorece o mesmo grupo à frente das unidades.

O Sintet informa ainda na nota, que  analisou os requisitos do edital publicado em dezembro de 2015 (DOE/TO n° 4.510/2015), que foi derrubado através do decreto legislativo, de autoria do deputado estadual José Bonifácio, e também o edital publicado no fim deste mês.  O sindicato aponta  diferença nos critérios de avaliação, que neste último exclui de maneira explícita a participação da comunidade escolar no processo.

O Sindicato afirma que  edital não cumpre a Meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE), também estabelecida no Plano Estadual de Educação (PEE) idealizado através de estudo participativo com a categoria, que cita que a escolha de diretores de escola deve ser regulamentada por legislação específica, sem ingerências políticas nas escolas. “Ao contrário do que o edital propõe, o Sintet luta por eleição direta, genuinamente democrática com participação efetiva da comunidade escolar”, finaliza a nota.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *