>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Nesta sexta-feira (21), será possível observar um fenômeno lunar extremamente raro que ocorre quase a cada duas décadas: “a grande paralisação lunar.”
Também conhecido como lunísticio, este fenômeno acontece quando a Lua atinge sua máxima inclinação em relação à Terra, fazendo com que pareça estar parada no céu para os observadores no solo.
Como isso ocorre? O lunísticio acontece quando as inclinações da Lua e da Terra atingem seu ponto máximo. Nesse momento, a Lua nasce no ponto mais a nordeste do horizonte e se põe na posição mais a noroeste, resultando em um período mais longo de visibilidade no céu.
Este evento raro só ocorre a cada 18 anos e seis meses. A partir desta sexta-feira (21), que coincidirá com a Lua Cheia, será o melhor momento para observar o fenômeno.
Embora não seja possível observar o fenômeno diretamente do Brasil, haverá uma transmissão ao vivo a partir de Stonehenge, no Reino Unido, um local historicamente conectado aos astros.
- Quem era Marcelo Manata, fundador da rede de bares Mercatto, encontrado morto em apartamento
- Marido é sequestrado enquanto noiva descia de carro com buquê, um dia após casamento; Vídeo
A empresa que administra Stonehenge, English Heritage, explica que acredita-se que o monumento tenha sido influenciado por uma grande paralisação lunar, com alguns dos seus eixos alinhando-se com a posição da Lua durante o fenômeno.
A transmissão ao vivo será realizada às 17h30 pelo horário de Brasília no canal da English Heritage.