Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade começa receber visitações; veja as regras

Programação inicia nesta sexta-feira (6) e segue até o próximo dia 16 de agosto. Neste ano, além da transmissão online das missas será possível visitar o santuário seguindo protocolos.

Compartilhe:

Começa nesta sexta-feira a Romaria do Senhor do Bonfim, no povoado do Senhor do Bonfim em Natividade, no sudeste do Tocantins. Após ser cancelada em 2020 por causa da pandemia, este ano o maior evento religioso do estado terá transmissão online das missas nas redes sociais da igreja e também será possível visitar o santuário seguindo regras de visitação.

A programação começa nesta sexta-feira (6) e segue até 16 de agosto. A tradição é de que os romeiros saem do centro de Natividade a pé ou de bicicleta para ir até o povoado. São 23 quilômetros de distância de um ponto a outro.

Como demonstração de fé muitos optam por percorrer caminhos ainda mais longos, saindo de Gurupi, Porto Nacional e em alguns casos até Palmas indo ao local caminhando ou pedalando. As distâncias chegam próximas a 200 km.

Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade – Foto: Divulgação

Confira as regras de visitação neste ano:

  • Os visitantes poderão entrar no santuário, mas não será permitido nenhum tipo de acampamento de romeiros.
  • Apenas os restaurantes vão funcionar no povoado e não haverá venda de bebidas alcóolicas.
  • O uso da máscara é indispensável e ninguém poderá entrar no santuário sem o item.
  • Romeiros deverão obedecer às marcações no chão para o distanciamento.
  • Haverá disponibilização de álcool em gel e pias com água e sabão para limpeza das mãos na rampa de acesso à imagem do Senhor do Bonfim.

“O romeiro é bem-vindo ao santuário do Senhor do Bonfim para fazer sua oração, sua visita com os cuidados que o tempo atual requer. Nós não podemos colocar a nossa vida, nossa saúde ou dos romeiros em risco. Então, nós queremos que participem, mas com a consciência cristã, o dever cristão: cuidar de mim também é cuidar do outro”, disse o padre Leomar Sousa.

A Polícia Militar informou que fará uma operação durante os dias da romaria, com a finalidade de inibir crimes e desrespeito às normas e decretos de restrições em virtude da pandemia da Covid-19. Em Natividade, a previsão de público é de 10 mil pessoas por dia, segundo a PM, e as ações preventivas serão realizadas do dia 6 a 17 de agosto.

Também haverá ações da PM em Tabocão e Araguacema, que também possuem tradição de romeiros, apesar desta última não possuir programação oficial em 2021.

Entenda

A Romaria do Senhor do Bonfim é a maior peregrinação religiosa do Tocantins. Na última edição, antes da pandemia, o evento contava com a participação de mais de meio milhão romeitos. Uma tradição que atrai pessoas de todo o país para agradecer e pedir a intercessão por algum milagre.

A tradição veio da Europa junto com a colonização portuguesa e acabou se tornando muito popular no Brasil. Eventos semelhantes também são realizados em outras partes do país.

No ano passado, após o cancelamento da programação presencial, as missas foram transmitidas pelas redes sociais e rádios do estado. Na época a Polícia Militar chegou a fazer uma operação para evitar aglomerações na região.

*Com informações do G1