Redução de 0,70% da tarifa de energia começa a valer no Tocantins

A redução foi estabelecida pela Aneel e é a primeira queda na tarifa desde 2019. Para especialistas, a redução terá baixo impacto nas contas do moradores.

Compartilhe:

A partir desta terça-feira (4) a tarifa de energia elétrica fica 0,70% mais barata para os consumidores do Tocantins. Porém, especialistas afirmam que a pequena redução terá baixo impacto nas contas dos moradores.

O economista Alberto Ajzental, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), menciona que uma família precisaria de um desconto de 10 a 15% para sentir uma diferença significativa no bolso.

Essa redução foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e representa a primeira queda na tarifa desde 2019. No entanto, para muitas famílias, o consumo pode variar mais devido a fatores como mudanças na composição do lar, como o número de pessoas ou a redução do uso de aparelhos elétricos, como ar-condicionado e chuveiros.

Como a diminuição da tarifa não deve impactar muito nas contas, a solução é apelar para medidas de economia de energia, como desligar aparelhos em stand-by e apagar as luzes ao sair de um ambiente.

A coordenadora comercial da Energisa, Narjara Bolentini, destaca a importância de manter as instalações elétricas em boas condições e substituir aparelhos menos eficientes por modelos mais econômicos para reduzir os gastos mensais.

*Com informações do G1