Redemoinho é registrado por motorista às margens da TO-050 em Porto Nacional

Imagens mostram o redemoinho tocando o chão e levantando muita poeira.

Compartilhe:

Um motorista que transitava pela TO0-50 registrou um redemoinho que se formou na área de plantação de uma fazenda às margens da rodovia, próximo de Porto Nacional. As imagens mostram o fenômeno tocando o chão e levantando muita poeira.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O vídeo foi gravado pelo Alan Germendorff no último fim de semana. Depois de alguns momentos, o redemoinho começou a perder força e se dispersar.

A formação deste tipo de fenômeno é comum no estado durante o período da seca, principalmente nas mais severa. A explicação científica está ligada às altas temperaturas e clima seco.

Na semana passada outro redemoinho gigante impressionou os moradores de Silvanópolis, vizinha a Porto Nacional. Neste caso, o fenômeno aconteceu muito próximo de um posto de combustíveis.

“O solo ou as camadas mais próximas estão muito mais quentes do que o ar, criando um gradiente de pressão, que faz com que essa parcela de ar próximo ao solo se eleve muito rapidamente. O resultado é o redemoinho, e na medida que ele sobe, essa parcela vai se esfriando e some”, explicou o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral.

*Com informações do G1