Um laticínio clandestino foi interditado por agentes da Agência de Defesa Agropecuária na manhã dessa sexta-feira (22), em uma propriedade na zona rural de Pequizeiro, região norte do Tocantins. No local, foram apreendidos cerca de 25 kg de queijo impróprios para consumo, além de ouros produtos como sal bovino, vacinas antiaftosa e um galão de salmoura.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Conforme a Adapec, o laticínio já estava interditado pelas mesmas práticas, o proprietário foi autuado no valor de R$ 2,5 mil e os produtos foram inutilizados no aterro sanitário de Guaraí.
A ação aconteceu após recebimento de uma denúncia, que foi contatada pelos agentes na propriedade. A Adapec informou que o local possui uma estrutura rústica completamente inadequada para manipulação de alimentos com paredes, teto e pisos inadequados e de difícil higienização.
Em um freezer com péssimo estado de higienização foram localizadas 200 doses de vacinas contra febre aftosa congeladas e misturadas com os queijos.
Ainda segundo a Agência, em anexo ao laticínio existe uma pocilga e havia dentro da área de manipulação presença de animais como gatos e patos).
Os técnicos verificaram também que os utensílios estavam em péssimo estado de higiene e conservação, assim como as bandejas, formas e mesas.
No local, também foram encontrados quatro massas de queijo com presença de moscas, além de outros produtos em salmoura com aspecto repugnante.
Todos os produtos de origem animal foram considerados impróprios para o consumo humano, sendo apreendidos e posteriormente inutilizados.

Fotos: Divulgação