Professor refaz ‘grito’ pela reabertura da biblioteca de Porto Nacional fechada há mais de 3 anos

Compartilhe:

Em janeiro de 2016, o professor da Universidade Federal do Tocantins, Rubenilson Araujo, publicou em sua rede social um manifesto pela reativação da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, em Porto Nacional. O professor, que é filho da cidade, também pedia a atualização do acervo bibliográfico e digital do lugar.

Porém, passados três anos, o espaço onde funcionava a biblioteca continua abandonado e sem deslumbres de iniciativas que visam a sua reativação. Com isso, Rubenilson revolveu compartilhar novamente sua postagem de 2016, que mesmo com o tempo, e duas gestões, retrata fielmente o descaso com um importante patrimônio da cidade.

Estado de abandono da biblioteca – Foto: Francisco Reis

A intenção do professor é chamar a atenção da população e do poder público sobre a importância da Biblioteca. Em seu texto, ele destaca, “sou prova cabal de que a leitura pode nos salvar de uma vida rasa, de uma parca consciência de existir no exercício da cidadania, creio e defendo um ambiente propício com mediação de agentes promotores e acervos atualizados de leitura”, manifesta.

O professor completa dizendo que “o caminho do conhecimento que se ativa pela chave da leitura encontra-se de portas lacradas nesta cidade que historicamente foi vanguarda de tantas ações libertárias”.

Rubenilson também chama a atenção para a necessidade de políticas pública para formação de leitores, porém, alfineta “o que dizer de uma cidade com mais de 50 mil habitantes, onde a única biblioteca municipal encontra-se durante toda a atual gestão de portas fechadas, suscetível às intempéries do tempo e possível ação de vandalismo?”, questiona.

Por fim, Rubenilson expõe o seu grito para a sociedade, “como filho e profissional da educação nesta terra de Félix Camoa (fundador da cidade), conclamo meus conterrâneos e compatriotas que escolheram esta margem direita do rio Tocantins para viver; vamos mover ações para cobrar a reabertura e reativação com atualização do acervo bibliográfico e digital da nossa Biblioteca Municipal Eli Brasiliense”.

Professor Rubenilson – Foto Reprodução/Facebook

O outro lado

Após ser questionada pelo Sou Mais Notícias, a prefeitura de Porto Nacional informou, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, que a referida biblioteca está fechada há 5 anos. Disse também que ela deve ser aberta nesta gestão, sem precisar quando.

A secretaria ressaltou que foi conseguido pela atual gestão recurso junto ao governo federal para reforma e reabertura da biblioteca municipal.

Ainda segundo a pasta, o processo já se encontra em fase de licitação e o edital será publicado assim que abrir o orçamento municipal.

Sobre a biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal de Porto Nacional foi criada em 30 de julho de 1970, quando Porto Nacional ainda pertencia ao estado de Goiás. Na época levava o nome de “Manoel Ferreira Lima”.

Em fevereiro de 1971, ela passou a funcionar nas dependências da Casa do Estudante Goiano (Cenog), entidade que teve grande contribuição na luta pela criação do estado do Tocantins.

No dia 12 de Março de 1980, uma lei aprovada na Câmara Municipal deu a dominação de Biblioteca Pública Municipal, recebendo o nome do professor e escritor Eli Brasiliense. Na época a biblioteca funcionava no antigo mercado municipal da cidade.

A Biblioteca Municipal está fechada há mais de três anos.

Eli Brasiliense foi um grande nome literário. Romancista, filósofo e ensaísta, ele aderiu ao modernismo e lançou seu primeiro romance em 1940: “Pium”.

Ele nasceu em 18 de abril de 1915, em Porto Nacional, filho de Jesuína Silva Braga e Bernardo Ribeiro. Eli faleceu em 1998 em Goiânia (GO).

Até ser fechada, a biblioteca municipal funcionava no prédio do antigo Café Teatro, na rua Bartolomeu Bueno. No local eram oferecidos os serviços: de acesso à internet; atendimento ao usuário; empréstimo de livros literário; empréstimo entre bibliotecas; eventos culturais; brinquedoteca; videoteca; hora do conto; biblioteca itinerante e oficinas pedagógicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *