>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em uma operação de fiscalização, o Procon encontrou mais de dois mil produtos vencidos nas prateleiras de supermercados em oito cidades do Tocantins. Ao todo, 102 estabelecimentos receberam a visita de fiscais que encontraram itens como cerveja, paçoca e até mortadela fora do prazo.
Segundo o órgão, em alguns casos, a validade tinha expirado há mais de um ano. O Procon informou ainda que 1.119 das apreensões foram realizadas em Palmas, 531 em Paraíso do Tocantins, 75 em Gurupi, 83 em Araguaína, 150 em Dianópolis e 170 em Tocantinópolis.
Também houve visitas a supermercados de Guaraí e Colinas do Tocantins, mas nessas cidades não foram identificados problemas.
A ação resultou em 24 autos de infração por produtos vencidos. Também foi feita a notificação de 10 estabelecimentos que estavam sem os preços nas mercadorias. As empresas têm 10 dias para apresentar defesa antes do Procon decidir se haverá aplicação de multa.
O Procon informou também que estavam na lista de produtos apreendidos itens como extrato de tomate, margarina, molho de pimenta, sucos, amaciante de roupas, sabão em pó, água sanitária e condicionador de cabelo.
A fiscalização começou no dia 1º de setembro e terminou nesta quinta-feira (10). A medida é parte das ações para lembrar os 30 anos do Código de Defesa do Consumidor, que prevê as punições em situações do tipo.
O Procon lembrou que denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840.