Primeiro caso de febre amarela em macaco é confirmado em Palmas

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A primeira morte de macaco por febre amarela foi confirmada nesta sexta-feira (11),em Palmas. A informação é da Segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe técnica está reunida trançando a estratégia de atuação e combate a doença e não há motivo para pânico na população. O animal que apresentou a doença foi encontrado em área verde próximo ao Parque Cesamar, em janeiro.

Conforme a secretaria, foram cinco animais encontrados mortos na capital nos primeiros meses deste ano. Os primatas foram localizados no Parque Cesamar e em áreas verdes da região sul. Alguns exames deram negativo e pelo menos dois casos ainda seguem sob investigação.

A morte dos macacos, chamada de epizootias, é considerada um evento sentinela que pode indicar a circulação do vírus da febre amarela em uma região. O macaco não transmite o vírus para os seres humanos. A transmissão é feita por mosquitos.

Segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde, até a semana passada 34 epizootias foram registradas. Destes, cinco casos seguiam em investigação. A febre amarela em macacos também foi confirmada em Porto Nacional.

Vacinação
O município informa que não há motivo para pânico da população e correria aos centros de saúde, pois o estado faz parte da área de recomendação da vacina e por isso a maioria das pessoas está imunizada.

A recomendação é que a população mantenha-se tranquila em relação à febre amarela, pois em Palmas a vacinação é contínua e disponibilizada na rede municipal durante o ano inteiro..

Cerca de 63,97% da população do estado já recebeu a vacina. Além disso, o esquema de vacinação atual é de dose única. Portanto, quem tiver o registro de pelo menos uma dose da vacina está imunizado e não precisa de outra dose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *