O Tocantins registrou nesta segunda-feira (22) o primeiro caso de morte de um detento devido complicações da Covid-19. Segundo a Secretaria da Cidadania e Justiça, o recluso tinha 51 anos e as iniciais M. P. S. O homem estava em uma cela de triagem quando apresentou os sintomas e não chegou a ter contato com outros detentos. O caso foi na Casa de Prisão Provisória de Gurupi.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A Seciju disse que como medida de prevenção durante a pandemia, sempre que um novo preso é admitido em um presidio no Tocantins ele fica 15 dias em isolamento. O preso que morreu tinha entrado na unidade no dia 2 de março e começou a apresentar sintomas da doença 13 dias depois, no dia 15.
O detento foi examinado por uma médica da unidade que constatou baixa saturação e o encaminhou para uma Unidade de Pronto Atendimento. Ele fez um primeiro exame de Covid-19 que apontou resultado negativo, mas como seguia debilitado ficou internado na unidade. Foi realizada uma contraprova do teste, que constatou a doença.
Ele apresentou piora a partir do dia 19 de março e acabou sendo internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O homem morreu nesta segunda-feira.
Segundo o governo, o homem estava com a prisão preventiva decretada para o regime fechado. Não foi informado qual o crime do qual ele era acusado. A direção do presídio disse que adotou todos os protocolos sanitários necessários.
O sistema prisional do Tocantins segue com a operação ‘lockdown’ em andamento. As visitas presenciais nas unidades foram suspensas e apenas os presídios que possuem estrutura para realizar a triagem dos presos estão recebendo novos detentos.