Presídio de Porto Nacional é atingido por surto de tuberculose, um detento morreu com suspeita da doença

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Cerca de 20 presos estão infectados com tuberculose dentro da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Porto Nacional. A informação é da Defensoria Pública do Estado. O surto da doença foi confirmado nesta segunda-feira (19) e um detento morreu na unidade há cerca de duas semanas com suspeita de ter sido infectado.

A Defensoria informou que havia informado a diretoria da unidade que o homem estava com tuberculose e pediu para que ele fosse retirado da cela. Porém, a recomendação não foi atendida.

Já a Secretaria de Cidadania e Justiça alegou que não há surto na unidade prisional, mas confirmou que um detento, que estava em prisão domiciliar, morreu por causa da doença. A pasta informou ainda que na época uma equipe de saúde do presídio realizou exames em alguns agentes penitenciários e detentos para eliminar suspeitas de contaminação e que não há confirmações de novos casos no local.

A tuberculose uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria. Esse germe tem algumas características diferentes, sendo melhor chamada de micobactéria. A micobactéria pode infectar vários órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos, sistema genitourinário.

A CPP de Porto Nacional tem capacidade para 40 presos, mas estava abrigando 171 homens. A superlotação pode ser um agravante para a propagação da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *