Prazo para pagamento do IPTU com desconto é prorrogado em Porto Nacional

Compartilhe:

O prazo para o pagamento do IPTU 2018 em Porto Nacional, com desconto de 35% a vista ou em até oito parcelas, foi prorrogado para até o dia 12 de junho. A informação foi divulgada pela prefeitura local nessa segunda-feira (21) . O pagamento pode ser feito em qualquer agencia bancária. Os boletos podem ser impressos pelo site, ou retirados no Porto Rápido (Avenida Presidente Kennedy-Centro) e Subprefeitura de Luzimangues.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A prefeitura explica que o valor do IPTU teve uma correção de 2,06%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Para a atual gestão do executivo, “não houve aumento real no valor do imposto”.

O IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades. Caso a propriedade não tenham nenhum tipo de construção predial, então os donos do terreno deverão pagar apenas o chamado Imposto Territorial Urbano.

O imposto também pode ter uma função social muito importante, que consiste em evitar que grandes propriedades sejam mal utilizadas pelos donos, uma vez que, quando provado que a propriedade não está sendo corretamente aproveitada, o governo pode aumentar o IPTU, com o objetivo de fazer com que os proprietários vendam o imóvel, e assim torná-lo produtivo.

A inadimplência em relação ao IPTU é altíssima em Porto Nacional. Mais de 70% dos contribuintes de Porto Nacional estão em débito com o município, o que para a prefeitura dificulta na execução de serviços essenciais para a cidade.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *