>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O vereador de Porto Nacional Gustavo do Mini Box (PTB), foi detido sob suspeita de proferir insultos e ameaças contra policiais militares. A confusão teria começado após o sobrinho dele, de 20 anos, ser parado pela Polícia Militar enquanto pilotava uma motocicleta sem possuir habilitação.
Segundo a corporação, o vereador apareceu no local durante a abordagem e, visivelmente perturbado, teria disparado balas de borracha e tentado impedir a remoção da moto, causando interferências nas atividades da equipe policial. Felizmente, ninguém saiu ferido.
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostram o momento que um dos policiais imobiliza o parlamentar para algemá-lo e conduzi-lo para a delegacia. Assista:
Por meio de nota, a Câmara Municipal da cidade disse que não concorda com quaisquer atos de violência ou abuso de autoridade. Em resposta, o próprio vereador, Gustavo do Mini Box, alegou ter sido detido de maneira agressiva e ilegal pelos policiais militares, enquanto tentava interceder em favor de sua sogra, uma idosa que estava em desespero devido à intenção dos policiais de confiscar sua motocicleta.
A ocorrência foi registrada na noite de quarta-feira (9), no setor Vila Operária. A Polícia Militar disse que uma equipe de patrulha realizava rondas para investigar uma denúncia de roubo de motocicleta, quando avistou dois jovens andando de moto.
De acordo com relatos policiais, ao notar a presença da polícia, o condutor da moto começou a realizar manobras perigosas que colocavam em risco a segurança de pedestres e outros motoristas.
Quando foram abordados pela polícia, o condutor da moto admitiu ter fugido por não possuir habilitação e por temer que seu veículo fosse apreendido. Momentos depois, o vereador, que também era tio do jovem, chegou ao local, tentando impedir a ação policial e a apreensão da moto.
Ele foi detido por desrespeito e desobediência às autoridades. Em seguida, foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil, onde o delegado formalizou a prisão em flagrante. Quanto ao condutor da moto, ele foi autuado por dirigir sem habilitação, colocando em risco a segurança. Já a motocicleta, foi recolhida ao depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.
O que diz o vereador
O vereador Gustavo do Mini Box informa que na noite desta quarta feira foi detido por policiais militares, de forma truculenta e ilegal, por tentar interceder em defesa de sua sogra, pessoa idosa que estava desesperada pois os policiais queriam levar sua moto, que estava em sua residência. O vereador informa que apenas pediu aos policiais que não gritassem com sua sogra por ser idosa, momento em que um dos policiais o derrubou no chão e as agressões começaram.
Logo após, o vereador, já algemado, foi colocado na viatura, ocasião em que a população presente se revoltou do excesso por parte dos policiais e tentaram intervir. Foi então que a própria polícia proferiu disparos de arma de fogo contra os populares.
O vereador enfatiza que jamais efetuou disparos com bala de borracha. Que não possui arma alguma e nem estava armado.
O que diz a Câmara de Vereadores
A Câmara Municipal de Porto Nacional vem a público esclarecer que não concorda com nenhum ato de violência ou abuso de autoridade.
A Casa de Leis reitera que acompanhará os possíveis procedimentos “Criminais e administrativo”.