Polícia cumpre mandados de prisão contra 10 dos 11 vereadores de Augustinópolis

Compartilhe:

Uma operação da Polícia Civil cumpre, na manha dessa sexta-feira (25), mandados de prisão contra 10 vereadores de Augustinópolis, na região norte do Tocantins. Apenas o presidente da Câmara Municipal da Cidade não teve prisão decretada.

Batizada de Perfídia, a operação investiga um suposto esquema de mesada paga aos vereadores para aprovar projetos enviados pela prefeitura da cidade.

Conforme a polícia, a suspeita é de que o esquema movimentava cerca de R$ 40 mil por mês. A propina teria sido paga inclusive para a votação da Lei Orçamentária de 2019.

A operação é realizada pela Polícia Civil e Ministério Público. Ao todo foram emitidos pela Justiça 14 mandados de busca e apreensão, dez de prisão temporária e três mandados de condução para depor.

Foram presos até o momento: Maria Luisa de Jesus do Nascimento, Antônio Silva Feitosa, Antônio Barbosa Sousa, Ozeas Gomes Teixeira, Francinildo Lopes Soares, Angela Maria Silva Araújo de Oliveira e Marcos Pereira de Alencar.

Já os vereadores Wagner Uchoa, Edivan Neves da Conceição e o Antônio Queiroz ainda não foram encontrados.

Além do presidente da Casa, também são levados para depor o presidente da Câmara de Vereadores, , o secretário de administração de Augustinópolis e um servidor do controle interno do município.

O delegado Thyago Bustorff informou que durante todo o monitoramento dos vereadores, em nenhum momento foi ouvido falar em benefícios que seriam para a população de Augustinópolis.

“Visavam apenas o locupletamento de dinheiro, extorquindo, de certo modo, a prefeitura para pagar valores para que aprovassem projetos oriundos da Prefeitura Municipal de Augustinópolis”, comentou.

Além de determinar a prisão, a Justiça determinou também o afastamento dos dez vereadores por 180 dias. Com isso os suplentes devem ser nomeados imediatamente para ocupar os cargos. Apenas o presidente da Câmara, que não está sendo investigado neste momento, continua no cargo.

Fotos: Reprodução/ TV Anhanguera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *