Polícia Civil faz operação contra expansão de facção do tráfico carioca na Região Norte

São cumpridos 113 mandados de busca e apreensão no RJ, MG, AM e PA. Houve um racha na facção Família do Norte, e um dos lados migrou para o Comando Vermelho reconfigurando as rotas das drogas pelo país.

Compartilhe:

Nesta terça-feira (21), a Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou a Operação Rota do Rio, com o objetivo de combater a expansão dos traficantes do Comando Vermelho (CV) para outros estados. Agentes saíram às ruas para cumprir 113 mandados de busca e apreensão em quatro estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Pará.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Origem e Conflito

As investigações conduzidas pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) revelaram um racha na facção Família do Norte. Um dos lados migrou para o Comando Vermelho do Amazonas (CVAM), reconfigurando as rotas do tráfico de drogas pelo país. Essa aliança passou a controlar importantes pontos estratégicos, incluindo a fronteira do Brasil com o Peru e com a Colômbia.

Polícia Civil faz operação contra expansão de facção do tráfico carioca na Região Norte
Foto: Divulgação
Estratégias de Lavagem de Dinheiro

A quadrilha utiliza táticas sofisticadas para dificultar as investigações. Segundo a DCOC-LD, os pagamentos são realizados de forma pulverizada, envolvendo diversos laranjas e empresas, incluindo um frigorífico. Em apenas dois anos, as facções movimentaram R$ 27 milhões em atividades ilícitas.

Alvos e Capturas

Durante a operação, foram cumpridos mandados em diferentes localidades. No Amazonas, um dos alvos foi Raimundo Pinheiro da Silva, ex-prefeito de Anamã, apontado como o dono do frigorífico utilizado para lavagem de dinheiro. No Rio de Janeiro, agentes realizaram buscas em endereços estratégicos, incluindo um prédio na Avenida Atlântica, em Copacabana, além de áreas na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Fallet-Fogueteiro, onde houve registro de tiroteio.

ex-prefeito de cidade do Pará alvo de operação da polícia contra tráfico de drogas na região norte.
Ex-prefeito de Anamã é um dos alvos da operação – Foto: Divulgação

Durante as buscas, policiais da 21ª DP (Bonsucesso) capturaram Juan Roberto Figueira da Silva, conhecido como Cocão, chefe do tráfico na comunidade do Morro dos Prazeres. Cocão estava foragido da Justiça, com pelo menos seis mandados de prisão em aberto, e segundo as investigações, ordenava assaltos na Grande Tijuca e na Zona Sul do Rio.

Além disso, mandados foram cumpridos em Armação dos Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Polícia Civil faz operação contra expansão de facção do tráfico carioca na Região Norte
Foto: Divulgação