Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra ‘chefes’ e ‘gerentes’ do tráfico de drogas em Paraíso e Porto Nacional

Grupo é suspeito de de integrar uma associação criminosa responsável por comandar o tráfico de drogas em Paraíso do Tocantins. Nove pessoas foram presas.

Compartilhe:

Uma operação da Polícia Civil foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (3), em Paraíso do Tocantins, contra suspeitos de integrar uma associação criminosa, responsável por comandar o tráfico de drogas na cidade. Chamada de Luzivegas’ de Paraíso do Tocantins, foram presos, na manhã desta sexta-feira, 3, durante a operação ‘Luzivegas, a ação deu cumprimentos a mandados de buscas e de prisão em Paraíso e em Luzimangues, distrito de Porto Nacional.

Segundo a Polícia Civil, dezenas de policiais saíram às ruas para cumprir oito mandados de prisão preventiva contra ‘chefes’, ‘gerentes’ do tráfico de drogas e demais integrantes do grupo criminoso. Também foram cumpridos sete mandados de buscas e apreensão em endereços ligados aos investigados.

A ação contou com a participação de agentes da 6ª Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DEIC) de da 1ª DEIC de Palmas, Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Grupo de Operações com Cães (GOC), da Polícia Militar e policiais da 5ª Delegacia Regional de Paraíso.

Segundo o delegado, Antonio Onofre Oliveira da Silva Filho, os suspeitos seriam responsáveis por integrar uma associação criminosa armada muito bem articulada e que agia há vários meses, comercializando entorpecentes em Paraíso do Tocantins.

“As investigações apontaram que o grupo criminoso é extremamente organizado, sendo que cada integrante tem uma função definida na hierarquia da associação”, explica o delegado.

Foto: Divulgação/SSP

De acordo com a polícias, as investigações tiveram início há cerca de três meses quando os investigadores começaram a monitorar as ações delituosas do bando, que conta com a liderança de um casal, que reside em uma chácara no distrito Luzimangues, mas que age na cidade de Paraíso.

“O chefe do grupo é responsável por fornecer boa parte dos entorpecentes comercializados na cidade de Paraíso e região. Exercia liderança através de cadeia de comando, seus subordinados exerciam funções semelhantes às de uma empresa, com atribuições hierarquizadas, desde distribuição e armazenamento dos entorpecentes, vendedores do varejo, e até responsáveis pela arrecadação financeira dos valores obtidos com o tráfico de drogas”, explica o delegado.

 Ainda de acordo com a polícia, “Japão ou Coroa”. como era vulgarmente chamado o líder da quadrilha, tem 41 anos e usava documentos falsos por ser foragido do Estado de Goiás, em razão de uma condenado pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

Ao todo foram presas nove pessoas, pelos crimes de Tráfico de Drogas, Associação para o Tráfico, Posse e Comercio Ilegal de Arma de Fogo. Duas delas foram presas em flagrante. Durante a ação, foram apreendidos 10 Kg de maconha, sendo 1kg de Crack, 1,5 kg de cocaína de alta pureza, 4 kg de cocaína misturada, 27 comprimidos de ecstasy, além de nove armas de fogo de calibres diversos.

Foto: Divulgação/SSP

Também foram apreendidos dois automóveis e duas motocicletas, provenientes do lucro do tráfico.

A Polícia informou ainda que o chefe da associação criminosa e sua companheira, de 27 anos, foram presos em sua chácara em Luzimangues, e após a realização das providências legais cabíveis, recolhidos nas unidades prisionais da cidade de Palmas. O restante do grupo preso em Paraíso do Tocantins, encaminhados à Unidade Penal local.