Pirarucu de 80 kg é resgatado de córrego e solto na represa de parque em Palmas

Dois pirarucus estavam na área do Parque Cesamar, mas corriam risco de sair da área de proteção. Resgate do segundo animal foi prejudicada pela chuva.

Compartilhe:


A Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas resgatou um pirarucu com cerca de 80 kg no leito do córrego Água Fria, que corta o Parque Cesamar. O peixe estava próximo à ponte de madeira e foi solto na represa do próprio parque. A operação de resgate foi realizada na manhã desta quarta-feira (16).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

De acordo com a Guarda Ambiental, com o aumento das chuvas, os dois pirarucus que vivem na região do parque poderiam descer o córrego e sair da área de proteção. Isso dificultaria a captura dos peixes, que também poderiam virar alvo de predadores e pescadores.

Na operação de resgate foi usada uma uma rede para capturar o pirarucu e uma padiola, instrumento no formato de tabuleiro com quatro varais, para levar o bicho até a viatura da Guarda Ambiental. Depois disso, o peixe foi levado até a parte mais alta do parque e solto na represa do próprio parque.

O resgate do segundo pirarucu que está no córrego foi suspenso devido à forte chuva que ocorreu na manhã desta quarta-feira (16). A operação deverá ser realizada em breve.