>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Um vídeo de um sobrevoo pelo lago da usina do Lajeado foi filmado de dentro da cabine da aeronave. As imagens mostram o piloto passando por baixo de uma ponte e chegando perto de embarcações nas proximidades. Diante da possível conduta de risco, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.
Nas novas imagens obtidas que circulas pelas redes sociais, é possível ver duas pessoas dentro do avião. A aeronave se aproxima da ponte e passa entre as pilastras que ligam a capital ao distrito de Luzimangues. O piloto também comemora após manobrar próximo a diversas embarcações e flutuantes perto da ponte e das praias ao longo do lago.
O voo rasante ocorreu no fim da tarde de sábado (22) e também foi registrado por banhistas nas praias da Graciosa, em Palmas e Luzimangues, no distrito de Porto Nacional.
Assista o vídeo:
A aeronave fez o trajeto diversas vezes, e as imagens mostram que já era fim de tarde, com o sol quase se pondo no horizonte.
- Vídeo mostra o momento em que avião faz voo rasante e passa debaixo de ponte; Assista
- Diretor de operações aéreas faz alerta sobre manobras com avião no lago da usina do lajeado; Vídeo
- Inquérito apura possível conduta perigosa de piloto de avião que voou por baixo de ponte
Investigação
Após receber informações sobre o caso, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a conduta do piloto. Na sexta-feira (28), foi informado que ele tem 34 anos, mas seu nome não foi divulgado.
Segundo a polícia, o piloto foi ouvido por videoconferência para dar sua versão dos fatos, e a investigação continua. De acordo com o delegado Ronie Augusto Esteves, o piloto pode ser acusado de expor ao perigo embarcação ou aeronave, conforme o artigo 261 do Código Penal.
A polícia tem até 30 dias para concluir o inquérito. Se for denunciado e condenado por essa conduta perigosa, o piloto poderá enfrentar até cinco anos de prisão.
Riscos das manobras
O tenente-coronel Gustavo Bolentini, diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), afirmou que ao realizar manobras próximas à água do lago e sob a ponte, o piloto violou várias regras de aviação.
“Além de colocar sua própria segurança em risco ao desobedecer às normas de voo estabelecidas, o piloto também violou uma série de protocolos que existem para garantir a segurança de todos na aeronave e no local sobrevoado”, comentou Bolentini.
- Homem é encontrado morto no meio da rua e a suspeita é que ele tenha sido atropelado
- Três motociclistas ficam feridos após acidente com globo da morte em circo; Vídeo
Além do inquérito policial, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também abriu uma investigação para apurar a conduta do piloto e as possíveis infrações cometidas em Palmas.