A morte do empresário Henrique Chagas, de 27 anos, logo após submeter-se a um “peeling de fenol” em uma clínica de estética na zona sul de São Paulo, é investigada pela polícia. O procedimento ocorreu no Studio Natalia Becker, nomeado em homenagem à proprietária, a influencer Natalia Becker, de 29 anos, que é alvo das investigações.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com informações registradas no Boletim de Ocorrência, Henrique começou a sentir-se mal minutos após o procedimento, na tarde desta segunda-feira (3). A vítima relatou ao seu companheiro ter experimentado intensas dores durante a aplicação do “peeling de fenol”, buscando aliviar as marcas de acne em seu rosto.
Henrique, que era proprietário da empresa de banho e tosa de pets Meu Xodó, com sede em Pirassununga (SP), manifestou sua paixão pelo cuidado estético de animais nas redes sociais. Amigos e clientes prestaram homenagens, destacando sua habilidade e carinho com os animais.
O empresário, desejando aliviar as marcas de acne há anos, procurou o Studio Natalia Becker, onde pagou antecipadamente R$ 4.300 pelo procedimento. Durante a visita, Henrique também desembolsou mais R$ 200.
A Polícia Civil está em busca de Natalia Fabiana De Freitas Antonio, 29 anos, responsável pelo procedimento estético. Conhecida como Natalia Becker nas redes sociais, ela deixou a clínica após o incidente e sua localização atual é desconhecida.
O delegado Eduardo Luís Ferreira, do 27º DP de São Paulo (Campo Belo), afirmou que o caso está sendo tratado como homicídio. “O peeling de fenol não pode ser realizado em uma clínica de estética”, ressaltou o delegado. “O fenol é uma substância muito perigosa e requer controle rigoroso dentro de um ambiente cirúrgico.”
Ferreira enfatizou que Natalia não tinha autorização para realizar o procedimento, pois não é médica. “Não houve exames pré-procedimento para verificar as condições de saúde dele, o que é imperativo em tais procedimentos. Ninguém procurou verificar se ele tinha problemas de saúde que pudessem afetar o tratamento”, acrescentou o delegado.
De acordo com a madrinha, Chagas sofria de arritmia cardíaca (quando o ritmo cardíaco se desvia do normal, podendo ser acelerado ou lento demais).
O procedimento tem contraindicações para pessoas que têm problemas cardíacos, renais ou pele morena, segundo a dermatologista Edileia Bagatin, coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Sobre o procedimento
O peeling de fenol é um procedimento estético que utiliza um composto orgânico mais ácido do que o álcool para provocar uma reação inflamatória na pele. Essa inflamação resulta em uma descamação da superfície do tecido, reduzindo manchas e melhorando a textura da pele. Aqui estão os principais pontos sobre o peeling de fenol:
- Indicação e Realização:
O peeling de fenol deve ser realizado em ambiente hospitalar ou em consultório médico com estrutura de centro cirúrgico.
É um procedimento que exige cuidados e deve ser feito por um médico dermatologista ou cirurgião plástico. - Monitoramento Constante:
Durante o procedimento, o paciente precisa estar monitorizado com um eletrocardiograma.
O profissional que realiza o procedimento deve saber interpretar o eletrocardiograma. - Riscos e Contraindicações:
O fenol é cardiotóxico e pode provocar arritmias e até parada cardíaca.
Não é indicado para pessoas com problemas cardíacos, renais ou pele morena. - Cuidados Pós-Procedimento:
A pele pode parecer “se soltar” do rosto nos dias seguintes à aplicação.
O paciente deve seguir as orientações médicas para recuperação adequada.
Lembrando que o peeling de fenol é um tratamento eficaz contra rugas e flacidez, mas deve ser realizado com cautela e por profissionais especializados.