Pastor que questionou diagnóstico de Covid-19 em vídeo tem isolamento social determinado pela Justiça

Rui da Silva Abreu apresentou exame particular para questionar  diagnóstico do  município. Caso foi denunciado ao MP pelo secretário de saúde de Lagoa da Confusão.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A Justiça determinou que o pastor Rui da Silva Abreu e um paciente diagnosticado com Covid-19 cumpram isolamento social em Lagoa da Confusão. Caso foi judicializado após o líder evangélico publicar um vídeo afirmando que o morador que testou positivo para a Covid-19 não tem a doença. As informações são do G1.

A decisão foi atendeu pedido do Ministério Público após o secretário municipal de saúde de Lagoa da Confusão, Edvaldo Almeida Lima, registrar uma denúncia. O gestor afirmou que o pastor também insistia em promover cultos com aglomerações de até 200 fieis mesmo durante a pandemia do coronavírus.

Segundo a sentença, os dois infringiram as determinações de isolamento social impostas para conter a disseminação da Covid-19. A cidade já tem 17 casos confirmados da doença.

Agora, os homens são obrigados a cumprir isolamento social. Conforme a decisão, o pastor está proibido de promover cultos ou reuniões religiosas de qualquer natureza e que causem aglomerações de pessoas até o dia 28 deste mês, data em que as atividades estão proibidas pelo decreto municipal. “O paciente deve ficar em casa e obedecer as recomendações feitas pelo médico e vigilância epidemiológica “atendendo às condições, prazos e demais observações previstas”, diz o documento.

Em caso de descumprimento, eles podem responder por crime de desobediência e pagar multa. O valor está entre R$ 2 mil e R$ 60 mil.

Para a promotora de justiça Munique Teixeira, a publicação do pastor foi prejudicial e causou confusão na cidade. “As autoridades sanitárias, os médicos, os agentes de vigilância do município ficaram extremamente chateados e desestimulados com a divulgação de uma informação inverídica”.

Segundo ela, os moradores começaram a questionar a veracidade dos testes que fazem o diagnóstico da doença. “Isso causou um transtorno muito grande. Tudo que a gente não precisa é a disseminação de informações erradas”.

O pastor Rui da Silva Abreu não quis comentar o caso.

Entenda

O secretário de saúde do município procurou o Ministério Público em Cristalândia após o pastor insistir em promover cultos com aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus e divulgar vídeos afirmando que um paciente diagnosticado com a doença não estava infectado.

No vídeo o pastor apresenta um exame feito em laboratório particular que supostamente comprovaria que o paciente não estava infectado, mas o método utilizado no exame, segundo a Secretaria de Saúde, é o de sorologia. Este método não detecta a presença do vírus nos primeiros dias da infecção e por isso é considerado pelos infectologistas menos confiável do que o método RT-PCR, que coleta material genético da garganta e do nariz do paciente. O exame positivo foi pelo método RT-PCR, realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

O secretário também apresentou imagens postadas nas páginas oficiais da igreja que mostram as aglomerações. As imagens seriam do dia 6 de abril. Há outros vídeos em que Rui da Silva Abreu supostamente incita os moradores de Lagoa da Confusão a desrespeitarem as medidas de isolamento.

Na denúncia, o secretário de saúde destaca que a aceitação da população às medidas tem sido ampla e que outras igrejas estão contribuindo com o trabalho das equipes de saúde. O documento foi entregue para a promotora Munique Teixeira Vaz com um pedido de providências.