>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O paratleta Ilquias Lopes conseguiu uma vaga para a fase de treinamento seletiva, que garante vaga nos Jogos Pralímpicos de Tóquio. A seletiva dos atletas velocistas e cadeiras de rodas será no período de 5 a 12 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Ilquias Lopes é velocista e busca pela primeira vez uma vaga nos Jogos Paralímpicos. Em 2016, o Tocantins esteve nas Paralímpiadas e obteve o bronze com Ítalo Pereira, que competiu na natação.
O paratleta, que é de Porto Nacional, na região central do Tocantins, iniciou a carreira competindo nas Paralimpíadas Escolares e depois ingressou no Instituto Reviver. Pelo instituto, ele encarou os Jogos Parapan-Americanos de Jovens em 2017, e em 2018 começou a se dedicar as provas de velocidade.
No final de 2019, ele passou por uma cirurgia e só retornou aos treinos no ano passado, ficando sem competir oficialmente em 2020. Ilquias Lopes treina em duas pistas de atletismo da Universidade Federal do Tocantins e no Centro Olímpico de Porto Nacional, onde reside.
Ilquias busca apoio para uniformes e viagens. Contatos: (63) 9 8441 0820 (atleta Ilquias) ou 9 8106 8048.
*Com informações do Globo Esporte