Palmas tem dois casos suspeitos de coronavírus, diz Secretaria de Saúde

Pacientes são duas mulheres de 26 e 22 anos que chegara da Europa. Casos ainda não foram oficialmente reconhecidos como suspeitos  pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe:

 

Nesta quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas informou  que monitora dois casos suspeitos do novo coronavírus na capital. As pacientes são suas jovens de 26 e 22 anos que estão em isolamento domiciliar.

Elas chegaram recentemente de uma viagem pela Europa e passaram inclusive pela Itália. Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

De acordo com a secretaria, a viagem foi entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março, chegando de volta ao Tocantins em 4 de março. No dia seguinte, as duas começaram a sentir alguns sintomas, como febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal.

As mulheres procuraram a Unidade de Pronto Atendimento  (UPA) Norte, onde receberam o atendimento clínico, foram coletados os materiais para exames laboratoriais e foram orientadas a permanecer em isolamento domiciliar.

Segundo a pasta, a duas pacientes aguardam os resultados dos exames sem sair de casa, mas que tiveram melhora clínica e já não apresentam sintomas. Elas continuarão sendo monitoradas até a chegada do resultado final dos exames.

A Secretaria de Saúde esclareceu que permanece em vigor a orientação que as pessoas só procurem os serviços de saúde se viajarem para outros continentes e chegarem com sintomas da doença.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, disse que não há necessidade de ir às unidades de saúde caso a pessoa tenha apenas viajado para o exterior, mas não apresente sintomas.