Paciente é medicado no chão de pronto-socorro do maior hospital público do Tocantins

Foram usados papelões e lençóis para evitar o contato direto do paciente com o chão Funcionário informou que a situação já dura pelo menos 24 horas.

Compartilhe:

Uma imagem feita dentro Hospital Regional de Palmas (HGP) na noite desta sexta-feira (11) mostra pacientes deitados no chão de uma sala no pronto-socorro ao lado de uma lixeira. É possível ver que pelo menos um homem estava recebendo medicação intravenosa.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Para evitar o contato direto dos paciente com o chão utilizaram papelões e lençóis. Um funcionário que pediu para não ser identificado informou que a situação já dura pelo menos 24 horas.

Segundo informado, a sala em que os pacientes estão fica na entrada do pronto-socorro ao lado do consultório de clínica médica e da sala de medicação.

Apesar da imagem mostrar a medicação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alega que as fotos são “referentes a acompanhantes e não pacientes deitados no chão do Hospital Geral de Palmas (HGP)”. Também afirmou que foram orientados pela equipe da Unidade a se levantarem e ficarem ao lado dos pacientes que estavam acompanhando.

Situação recorrente

A situação precária em que alguns pacientes são mantidos no Hospital Geral de Palmas vem se repetindo há algumas semanas. Sem maca, algumas pessoas vêm recebendo medicação sentadas em cadeiras e outras precisam deitar no chão para não ficar horas em pé.

A situação tem se tornado frequente desde o início do mês de maio, quando salas vermelha e amarela e outros setores da unidade começaram a passar por reparos. A pesar da reforma ter terminado, a situação continua sendo registrada.

Neste período uma idosa recebeu transfusão de sangue no corredor do HGP e detentos ficaram internados junto com outros pacientes. Também teve o caso de uma idosa de 85 anos ficou deitada em um banco por mais de 20 horas.

Por G1