Na manhã desta quarta-feira (13), um mandado de busca e apreensão foi cumprido na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas. O órgão é alvo de operação que investiga suposto esquema de corrupção relacionado à redução de valores de multas aplicadas pelo órgão.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A operação está sendo conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em conjunto com a Polícia Civil. As buscas estão concentradas no setor de protocolo e na câmara de julgamento de infrações.
O mandado foi expedido pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Palmas. A Suspeita é que servidores possam ter solicitado vantagens indevidas para manipular processos administrativos e reduzir multas ambientais.
Quatro alvos estão sob investigação, todos eles ligados ao Naturatins. O Ministério Público conduz as investigações em conjunto, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Palmas, responsável pela área de defesa do patrimônio público, e da 2ª Promotoria de Justiça, responsável pela área criminal.
A decisão que autorizou as buscas aponta que membros da Comissão de Julgamento de Autos de Infração ambientais do órgão tiveram mudanças no padrão de vida “incompatíveis com seus rendimentos oficiais.”

O Naturatins informou que não teve acesso ao inquérito para poder se manifestar sobre a investigação. Também afirmou que está colaborando com as autoridades.
- Dois homens são mortos durante troca de tiros com policiais militares no sul do Tocantins
- Polícia diz que advogada desviou mais de R$ 185 mil de cliente que tentava posse em concurso público
O órgão estadual é encarregado da execução das políticas ambientais no Tocantins. Suas responsabilidades incluem monitoramento, controle, fiscalização e cumprimento da legislação ambiental.
conforme o MP, as investigações visam apurar a prática de crimes contra a administração pública, incluindo falsidade ideológica, associação criminosa, advocacia administrativa, entre outros.
Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp