Operação da PF contra fraudes no auxílio emergencial cumpre mandados no Tocantins

Policiais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Colinas do Tocantins, Araguanã e São Miguel do Tocantins.

Compartilhe:

Uma operação foi deflagrara pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (18) para investiga fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial. Batizada de a operação ‘Terceira Parcela’, a ação cumpre Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos em Colinas do Tocantins, Araguanã e São Miguel do Tocantins, além de cidades de Minas Gerais, Bahia e Paraíba.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

No Tocantins, cerca de 20 policiais cumprem as ordens judiciais expedidos pela 2ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína.

Os trabalhos buscam identificar os pagamentos indevidos e as tentativas de cadastramento irregulares para identificar a atuação de organizações criminosas que causam prejuízos aos programas assistenciais.

Segundo PF, a suspeita é que criminosos usavam recursos do benefício, de pessoas que não tinham solicitado a ajuda, e usavam os valores para o pagamento de boletos.

De acordo com a corporação, todos os pagamentos realizados de forma indevida serão analisados e orientou que quem recebeu parcelas sem preencher os requisitos necessários deve realizar a devolução do dinheiro. Os investigados poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude com pena de até 8 anos de prisão.

As ações fazem parte de uma estratégia integrada. Além da PF, participam o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

As operações

A Operação ‘Terceira Parcela’ conta com a participação de mais de 200 policiais em todo o Brasil e é uma continuidade de outras duas operações deflagradas pela Polícia Federal no ano passado. No dia 10 de novembro a Operação “Primeira Parcela” ocorreu no Tocantins, Bahia e São Paulo. Na época foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e quatro pessoas foram presas.

No dia 10 de dezembro durante a Operação ‘Segunda Parcela’, a Polícia Federal enviou equipes para investigar as fraudes ao Auxílio Emergencial no Tocantins e em mais 13 estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Foram cumpridos 42 Mandados de Busca e Apreensão, 13 Mandados de Sequestro de Bens e sete pessoas foram presas.

Durante a segunda etapa da operação foi determinado o bloqueio de valores de até R$ 650 mil, em diversas contas que receberam benefícios fraudados.

*Com informações do G1