Onda de calor pode fazer temperatura subir até 5 graus acima da média em todo o Tocantins

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também emitiu dois alertas para a baixa umidade. A onda de calor está prevista para ir até a próxima sexta-feira (25).

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Uma onda de calor atinge o o Tocantins e deve persistir até sexta-feira (25), com temperaturas podendo subir até cinco graus, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Três alertas foram emitidos para o estado nesta terça-feira (22), incluindo dois relacionados à baixa umidade.

A onda de calor recebeu um alerta amarelo, indicando perigo potencial. Começou às 12h15 desta terça-feira e deve continuar até as 18h da próxima sexta-feira. Durante esse período, a situação climática pode representar um risco leve à saúde.

Foto: Reprodução

De acordo com o Inmet, até sexta-feira (25), as temperaturas devem variar entre 37 e 38 graus em Palmas e Gurupi, e entre 35 e 37 graus em Araguaína.

Baixa umidade

Os outros dois alertas estão relacionados à baixa umidade, sendo um vermelho, que significa perigo, e outro amarelo. O alerta vermelho abrange a região sul do Tocantins, onde a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. O Inmet adverte que nesses locais há risco de incêndios florestais e à saúde, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O alerta amarelo indica que nas regiões sul e central do estado, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Ambos os alertas permanecem até as 18h desta terça-feira.

Para lidar com essas condições adversas, é recomendável beber bastante água, evitar esforço físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Em casos de queimadas e outras emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.