>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Não é só nós humanos que estamos sentido o impacto da onda de calor que está afetando o Tocantins, assim como grande parte do Brasil. A alta temperatura também é sentida pelos animais de rua e, em Gurupi, no sul do estado, uma cena chamou a atenção do moradores. Imagens feitas por moradores mostram cachorros de cor caramelo entrando em lojas em busca de alívio do calor com ar-condicionado.
Assista o vídeo:
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros registraram temperaturas de até 39ºC na cidade, embora a sensação térmica possa ser ainda mais elevada.
No vídeo, que ganhou destaque nas redes sociais nesta terça-feira (20), um cachorro da cor caramelo é visto deitado de barriga para cima, aproveitando o vento fresco de um ar-condicionado em uma farmácia.
Uma mulher que gravou o vídeo comentou: “Gente, Gurupi está tão quente que olha a situação desse cachorro. Pegando o ar-condicionado da farmácia, ele não é bobo.”
Outra imagem mostra três cães deitados dentro de um supermercado, com a seguinte legenda: “A gente quer todo mundo confortável”, publicada pelo perfil do estabelecimento.
As imagens chamaram a atenção dos internautas e receberam elogios. Uma mulher comentou: “Parabéns para o estabelecimento, os animais sofrem com esse calor também.”
Outro internauta elogiou a ação: “Não só o ar-condicionado, mas lá sempre tem água fresca e ração para os animais. Uma ótima ação. Parabéns.”
Onda de calor
Essa nova onda de calor trouxe alertas de temperaturas elevadas e baixa umidade para várias regiões do país, incluindo o Tocantins. Em Palmas, a previsão é de temperaturas em torno de 39ºC nos próximos dias.
A explicação para essa onda de calor inclui a atuação de um bloqueio atmosférico e áreas de baixa pressão térmica na Argentina, que impedem a chegada de frentes frias ao Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul. Isso resulta em dias prolongados de sol e temperaturas acima da média para esta época do ano em muitas partes do país, incluindo o interior de Santa Catarina, Paraná, Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste, além de estados como Rondônia e Tocantins. A região central do Pará e o centro-leste do Amazonas também serão afetados.
Diante desse cenário, as recomendações para a população incluem manter-se hidratado, evitar atividades físicas durante as horas mais quentes do dia, proteger-se do sol e utilizar umidificadores para a pele e ambiente. Em casos de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser contatados.
>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.
*Com informações do G1