O bailado da Sússia no quilombo de Lagoa da Pedra terá versão para o cinema no Revelando Brasis

Compartilhe:

O bailado de saias longas e floridas das mulheres que dançam descalças no quintal do quilombo, animadas pelo batuque dos tambores ganhará uma versão no cinema através do Revelando os Brasis. A Sússia, também conhecida como Súcia ou Suça, é o tema da história de autoria da estudante Lucrécia de Moura Dias, moradora de Arraias, no Tocantins, uma das selecionadas pela sexta edição do projeto.

Essa é a segunda vez a cidade de Arraias é contemplada no Revelando os Brasis, em 2015, foi produzido o documentário “Mulher Guerreira” que tem roteiro, produção e direção da pedreira Carlúcia de Melo, moradora da região.

Por meio da transformação da história em filme de curta-metragem, Lucrécia quer contribuir para o resgate, a preservação e o fortalecimento desta manifestação cultural vivenciada nas rodas de canto e dança por mulheres e homens de diferentes idades na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra.

Quinze histórias do interior brasileiro, vindas de pequenos lugares espalhados por todas as regiões do país, compõem a sexta edição do Revelando os Brasis. Contadas por moradores de cidades com até 20 mil habitantes, as histórias (verdadeiras e inventadas) foram selecionadas no último Concurso Nacional de Histórias do projeto.

O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades a possibilidade de contar suas próprias histórias em filmes. Realizado pelo Instituto Marlin Azul, com  o patrocínio da Petrobras, o projeto é um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do país e revela novos olhares sobre o Brasil.

Os autores participarão de oficinas de realização audiovisual, no Rio de Janeiro, entre 14 e 27 de agosto, onde estudarão todas as etapas de produção e depois voltarão para os municípios de origem para transformar as histórias em filmes. A lista dos selecionados está disponível abaixo e no site www.revelandoosbrasis.com.br

30A sexta edição selecionou histórias vindas das seguintes cidades: Lençóis e São José do Jacuípe (Bahia); Barroso e Urucuia (Minas Gerais); Laranja da Terra e Vargem Alta (Espírito Santo); Bom Jesus do Tocantins (Pará); Quebrangulo (Alagoas); Icapuí (Ceará); Nossa Senhora do Livramento (Mato Grosso); São Domingos do Cariri (Paraíba); Antônio Prado (Rio Grande do Sul); Guarujá do Sul (Santa Catarina); Águas de Lindóia (São Paulo) e Arraias (Tocantins).

Oficinas – Os autores das histórias selecionadas participarão das Oficinas Realização Audiovisual no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 27 de agosto. O curso é composto por aulas de introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, direção de arte, fotografia, som, edição/ finalização, pesquisa, mobilização comunitária e direitos autorais. Neste período os autores transformam suas histórias em roteiro, elaboram um plano de produção e se preparam para dirigir o filme.

 Os filmes – Após as oficinas, os selecionados retornam as suas cidades para transformar as histórias em filmes com até 15 minutos, com a participação da comunidade. Na pré-produção, os diretores mobilizam os moradores interessados em integrar a equipe local. Nas filmagens, os autores e a equipe contam com o apoio de profissionais contratados pelo projeto.

Nas cinco primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2016, foram produzidas 180 obras, entre ficções, documentários e uma animação. Os filmes realizados são lançados nas comunidades e nas capitais dos estados selecionados através do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que monta um cinema ao ar livreem ruas e praças dos municípios. Ainda na fase de difusão do projeto, os filmes são lançados em DVD com distribuição gratuita entre realizadores, secretarias, organizações sociais e culturais, cinematecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.As produções também são exibidas no programa de TV Revelando os Brasis, realizado em parceria com o Canal Futura. (Com informações do Instituto Marlin Azul).

Foto: Edivan Cavalcanti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *