>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A nova ponte de Porto Nacional, sobre o rio Tocantins, que ainda está em fase de construção, recebeu o nome de Prefeito Antônio Poincaré de Andrade, pai do presidente da Assembleia Legislativa do estado, Antônio Andrade (PTB). A lei que trata sobre essa matéria foi aprovada e publicada no Diário Oficial do Tocantins desta quarta-feira (29).
O projeto de lei é do deputado Valdemar Júnior e foi proposto em 1º de setembro de 2020. O nome da estrutura causou discussões entre os deputados estaduais durante sessões legislativas.
O texto da proposta informa que Antônio Andrade Poincaré foi jornalista, gráfico, vereador e prefeito de Porto Nacional, entre os anos de 1973 e 1977.
Diz ainda que o político batalhou pela construção da ponte. “Pelos feitos desse notável cidadão em favor de sua região e de seu povo, queremos homenageá-lo dando seu nome à ponte que liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255 no município de Porto Nacional, no Estado do Tocantins”.
A nova ponte começou a ser construída em setembro de 2019 e já teve várias previsões de entrega. Depois de anunciar que a obra seria concluída em 2022, a Agência Tocantinense de Transportes (Ageto) informou uma nova data de inauguração, que será no primeiro semestre de 2023.
Ponte condenada
Quando a atual ponte de Porto Nacional foi inaugurada, nos anos 1970, os moradores da região celebraram o fim da travessia de balsa. Quarenta anos depois, o antigo meio de transporte está de volta já que a estrutura antiga continua parcialmente interditada. Caminhões e outros veículos de grande porte usam o rio pra ir de um lado a outro.
Foram problemas estruturais que levaram o poder público a restringir o tráfego sobre a ponte. No ano passado ela chegou a ser totalmente interditada e agora segue aberta apenas pra veículos leves. Nem todo mundo se sente seguro pra passar pelo local.