Nova carteira de identidade emitida no Tocantins terá tipo sanguíneo e números da CNH e do cartão do SUS

A SSP informou que termo de cooperação vai possibilitar que municípios tenham o próprio núcleo para emissão do documento.

Compartilhe:

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que um novo modelo de carteira de identidade já começou a ser emitido no Tocantins. O documento promete ser mais completo, com informações importantes ao cidadão. Segundo a a pasta, haverá a possibilidade de incluir na cédula, o tipo sanguíneo, o nome social, o número do título de eleitor, da CNH e da carteira de trabalho.

O anúncio foi feito pela SSP, em uma live transmitida pelo Youtube, na manhã desta terça-feira (6). Na nova carteira de identidade, o cidadão também pode optar por adicionar no documento o número do Cartão Nacional de Saúde, do certificado de serviço militar e informar se é portador de necessidades especiais.

Conforme o SSP, os municípios poderão celebrar um tempo de cooperação técnica e implantar os seus próprios núcleos de emissão de carteira de identidade e antecedentes criminais. Para isso, será aberto um edital de chamamento público.

O município que aderir ao edital, terá, junto com o posto de emissão de documento, um núcleo da Polícia Civil para registro de boletim de ocorrências de crime de menor potencial ofensivo, que são as contravenções penais e os crimes cuja pena máxima não passa de dois anos.

Atualmente, poucos municípios possuem esses núcleos. A medida evitará que o cidadão tenha que percorrer longas distâncias para ter acesso aos serviços.

“Até 2018, eram 20 postos de atendimento em todo o estado para emitir a carteira de identidade. De 2019 até hoje, são 35 postos. A gente tem avançado, mas 35 ainda é muito pouco porque a gente 139 municípios. A parceria já começa a ser implementada, e a gente com esse edital, pretende alcançar os 139 municípios para que todo cidadão consiga emitir a carteira de identidade sem sair do seu município”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio.