>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O Governo do Tocantins informou nesta sexta-feira (28) que está prevendo para a próxima semana o início da vacinação dos profissionais da educação. O anúncio foi feito após o Ministério da Saúde informar, em nota técnica, que vai antecipar a vacinação contra a Covid-19 para este público. A Secretaria de Saúde do estado foi orientada a começar os cálculos do percentual de vacinas destinadas aos profissionais da área a serem distribuídas nas próximas remessas.
Pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), os municípios têm autonomia para definir a faixa etária e a ordem de aplicação dos grupos prioritários da vacina. A Secretaria de Estado da Saúde faz a divisão das doses que recebe do Governo Federal de acordo com o tamanho do grupo prioritário em cada cidade.
O governo estima que o grupo de profissionais da educação é composto por 23 mil pessoas que atuam na Educação Básica e sete mil do Ensino Superior. O total aproximado é de 30 mil trabalhadores.
A vacinação dos profissionais da educação se tornou uma questão central para a retomada das aulas presenciais no estado. O governo estadual emitiu um decreto que autoriza a realização das aulas neste modelo, mas a maioria das cidades, inclusive a capital, optou por aguardar a imunização. A rede particular, no entanto, já retomou as aulas presenciais em vários municípios.
“Solicitei ao secretário da Saúde, Edgar Tolini, que organize toda a logística para já na semana que vem iniciarmos esse processo importante e bastante aguardado. O secretário já me adiantou que vai fazer um levantamento das vacinas que podemos disponibilizar e que vai definir a porcentagem que será destinada a esse grupo a partir das próximas remessas de vacinas”, explicou o governador Mauro Carlesse.
Até esta sexta-feira, o Tocantins recebeu 592.940 doses de vacinas do Ministério da Saúde. O total de vacinas já aplicadas na população é de 385.104, sendo que 258.992 são referentes a primeira dose e 126.112 referente a segunda dose.
Por G1